O estaleiro italiano revelou seus resultados financeiros para o terceiro trimestre de 2022 e registrou uma carteira de pedidos recorde de impressionantes € 1,7 bilhões.
Nos primeiros nove meses do ano, com as vendas de novos iates, o Sanlorenzo apresentou uma receita líquida de € 544,1 milhões, indicando um aumento de 21%, se comparado a 2021.
€ 353,6 milhões foi a receita líquida, que compreendeu iates entre 24 e 36 metros, registrando um aumento de 34,3% a mais do que em 2021. O CEO e presidente do estaleiro, Massimo Perotti, atribui este crescimento devido aos sucessos das linhas SD e SL, bem como à introdução da série SP no Cannes Yachting Festival.
Maior do que qualquer outra marca de superiates, a Sanlorenzo possui, atualmente, 48 iates encomendados e sendo construídos. Composta por superiates de aço e alumínio, entre 40 e 73 metros de comprimento, a Superyacht Division, da Sanlorenzo, apresentou um aumento de € 138,4 milhões em receita líquida nos nove primeiros meses do ano.
A Bluegame, marca da Sanlorenzo, cresceu exponencialmente com as vendas de iates utilitários esportivos, totalizando um aumento de 63,6% acima de 2021, com € 52,1 milhões em receita líquida.
No terceiro trimestre, o lucro líquido total do estaleiro foi impulsionado em € 52,2 milhões, 41,9% a mais, em relação ao ano passado. O EBITDA (“earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”, conhecido também como “lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização”), teve um aumento de 35,6%, se comparado ao ano de 2021, totalizando € 93,1 milhões.
A Europa foi apontada como o mercado número 1 para o Sanlorenzo, apresentando 38,2% de aumento nos pedidos de iates em relação ao ano anterior. Aumentando em 74% as receitas localizadas no estaleiro, totalizando € 76,8 milhões, a Itália mostrou um forte desempenho, enquanto em solo norte-americano, houve um crescimento acelerado de 30,4% nas vendas da região.
Perotti também confirmou que os resultados não somente cobrem totalmente o esperado para 2022, mas também apresentam um notável valor de mais de 250 milhões de euros para 2023 e mais de 260 milhões para 2024. Estes resultados podem ser vistos por meio dos 93% da carteira de pedidos do estaleiro, que foi vendida para clientes finais.
O estaleiro, que está com as suas encomendas fechadas até 2026, visa garantir a continuidade de construções futuras, dando uma maior atenção para três pontos: sustentabilidade e tecnologia, serviços e cadeia de suprimentos.
O foco principal do Sanlorenzo no futuro das tecnologias sustentáveis é um indicativo de tendências mais amplas da indústria para implementar tecnologias ambientais. Além disso, está o desenvolvimento da primeira aplicação prática, baseada na marinha de células de combustível de hidrogênio do setor náutico, que são utilizadas de maneira a conduzir a indústria de iates para a neutralidade de carbono.
Este trabalho já está em construção, com o modelo 50Steel, modelo elétrico por meio do hidrogênio obtido do metanol, além de um modelo maior, no qual os motores principais serão movidos por tecnologia de célula de combustível e metanol verde.
Permitindo que o negócio delineie seus planos estratégicos para os próximos dez anos, estima-se que a posição fortalecida do Sanlorenzo possa fornecer estabilidade e proteção contra possíveis mudanças no mercado.
Diante de um cenário macroeconômico desafiador, Perotti elogia a extraordinária resiliência do estaleiro, que continua superando as ofertas, mesmo com uma demanda robusta.
Continue acompanhando os nossos próximos conteúdos para saber todas as novidades sobre o mundo náutico e não deixe de acompanhar os artigos já publicados por aqui.